quinta-feira, 31 de março de 2011

Prefeitura lança a primeira ciclovia de Goiânia

Hoje foi um grande dia na nossa história, o dia em que o Prefeito Paulo Garcia(@PauloGarciaPT)  lança o projeto da primeira ciclovia em nossa capital, com isso temos certeza que essa será a primeira de uma grande malha de ciclovias em Goiânia, ligando todos os cantos da cidade.

Abaixo segue texto que saiu no site da Prefeitura e Rádio 730 e links dos vídeos.

Assista aqui a reportagem da Tv Anhanguera 

Assista aqui a reportagem da UCG TV


31/03/2011 | 13:39
PREFEITURA LANÇA PROJETO DE CICLOVIA PERMANENTE
Primeiro trecho da Ciclovia Norte-Centro sairá a BR 153, nas imediações do Condomínio Aldeia do Vale, e vai até o terminal da Praça da Bíblia
Tão logo cesse o período chuvoso, a Prefeitura de Goiânia com recursos próprios dará início às obras estruturais do primeiro trecho da ciclovia permanente na capital. Nessa etapa está compreendido o trecho que sai da BR 153, nas imediações do Condomínio Aldeia do Vale, e vai até o terminal da Praça da Bíblia. O perímetro em questão será denominado Ciclovia Norte-Centro e está inserido no Plano Diretor da Capital.
Na solenidade de lançamento do projeto, o prefeito Paulo Garcia destacou os benefícios que o modelo de mobilidade traz, a exemplo da diminuição de congestionamento no trânsito, aumento da fluidez e investimento em atividade que minimiza emissão de gases poluentes.
Para que a sociedade assimile as vantagens do uso da bicicleta e aprenda a conviver com ciclistas, o prefeito informou que a administração dará ampla divulgação visando o incentivo a esse meio de transporte. "Estamos nos equipando para primordialmente garantir segurança ao trabalhador que sua a bicileta para ir ao trabalho, da pessoa que usa para atividade física ou lazer", disse Garcia. Paulo Garcia destacou o fato de Goiânia ter uma topografia plana, favorável à prática do ciclismo. O prefeito disse ainda acreditar que a sociedade está apta a assimilar as vantagens do uso da bicicleta.
Ciclos-faixas
O presidente da Agência Municipal de Trânsito Transportes e Mobilidade (AMT), Miguel Thiago, citou como a ação de incentivo ao uso das bicicletas as ciclos-faixas disponibilizadas aos domingos nos Parques Flamboyant, Areião e Vaca Brava para os ciclistas da cidade. "A experiência nos fez avançar e o Plano Diretor tem a previsão da implantação de 140 Km de ciclovia em Goiânia”, lembrou.
Apesar das dificuldades inerentes ao planejamento do traçado inicial das ruas da cidade, Miguel Thiago disse que a equipe da AMT trabalha para superar obstáculos desta infraestrutura.“Temos algumas dificuldades. Onde foram implantadas as ruas e avenidas sem se pensar na ciclovia, há questões operacionais. O desafio fica por conta da engenharia em apresentar alternativas.
O primeiro traçado da Ciclovia Norte Centro sai da BR 153, desce a Av. Vera Cruz, passa pela cabeceira da pista do aeroporto Santa Genoveva, vai até a rua São Francisco, retornando ao leito da via, passa pela Av. Meia Ponte, Av.José M onteiro, Av. A em direção à Praça da Biblia onde a prefeitura implantará bicicletário.

 
Autor: Sirley Camilo  (retirado do site www.goiania.go.gov.br)

Prefeitura lança a primeira ciclovia de Goiânia

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A prefeitura de Goiânia lançou nesta quinta-feira (31) a ciclovia que liga o Jardim Guanabara à Praça da Bíblia. As ciclovias, que já são bastante difundidas na Europa, estão sendo vistas como uma alternativa para ajudar a desafogar o trânsito nas grandes cidades.
Em entrevista a Rádio 730, o presidente da Agência Municipal de Trânsito (AMT), Miguel Thiago falou sobre o potencial das ciclovias e quando elas serão implantadas. Segundo ele, as ciclovias não servirão apenas aos ciclistas, mas também aos trabalhadores de toda a região.
“Como estamos em período chuvoso, não é possível lançar as obras ainda, porém o projeto básico já foi apresentado. O trajeto iniciará no trevo da BR 153, próximo ao Setor Aldeia do Vale. Naquele trecho, o canteiro central é amplo e comporta bem a ciclovia. As ciclovias irão servir tanto para esporte, quanto para transporte”, afirma.
De acordo com o presidente da AMT, enquanto as obras não iniciam, os moradores das demais regiões da capital podem discutir a possibilidade da implantação das ciclovias em outros bairros, já que a posição geográfica da cidade favorece esse tipo de investimento.
“Goiânia é uma cidade relativamente plana. Precisamos aproveitar esta geografia para a promoção de outros modais. Ficamos sempre na política do carro e não dá mais para levá-la adiante, pois as ruas estão saturadas e o fluxo de veículos aumenta a cada dia mais."
Miguel Thiago afirmou que ainda não há precisão de data e que os próximos passos ficarão a cargo dos órgãos executores, como a Agência Municipal de Obras (AMOB).
Conscientização
O presidente da AMT afirmou que o Departamento de Educação para o Trânsito estará atento para que os motoristas respeitem os ciclistas e lembrou a Legislação de Trânsito.
“Há uma tendência cultural dos condutores de veículos, pensarem que o ciclista e o motociclista são um estorvo. Devemos modificar essa cultura, pois o trânsito não é somente dos carros. Os motoristas devem respeitar os ciclistas, que precisam respeitar os pedestres. Cada um deve proteger aquele que é mais frágil. A educação é fundamental”, esclarece.
De acordo com Miguel Thiago, em alguns momentos, os ciclistas deverão estar atentos aos cruzamentos, já que as ciclovias irão atravessar da ilha para o canteiro central da pista.

Fonte: Portal 730 - www.portal730.com.br

2 comentários:

  1. Esperamos a ligação com ciclovia entre o Campus I - Praça Universitária e Campus II - Samambaia da Universidade Federal de Goiás, e até mais... entre todas as Universidades e instituições de ensino, públicas e privadas na cidade de Goiânia. Parabéns pelo início de uma grande solução ambiental e de saúde...

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