sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DMSC

Dia Mundial Sem Carro – GOIÂNIA - 22.09.2011

OBJETIVO - A melhor definição do objetivo "é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados para as pessoas e a cidade. Além disso, é propor às pessoas que dirigem todos os dias que percebam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A idéia é estimular que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover  - a pé, de ônibus, de metrô, de bonde, de trêm, de bicicleta - e vivenciar de perto a cidade onde vive. (fonte: http://diamundialsemcarro.org/sobre/objetivo-do-dmsc.html)
Desde o inicio de agosto/2011, o Grupo PedalGoiano vem incentivando a população a refletir sobre o uso do carro, os benefícios coletivos do uso da bicicleta, convidando todos para participarem e se organizar para vivenciar o dia plenamente sem carro.
A nossa pedalada deste ano foi inserida no calendário das atividades da Semana Nacional do Trânsito do DETRAN-GO.
As ações do dia estão sendo ainda planejadas, mas já pondemos adiantar o seguinte:
a) Pedalada na Marginal Cascavel - 22.09.2011
- Concentração a partir das 19h. O DETRAN está preparando toda a estrutura.
- Abertura oficial - 20h
- Aquecimento da Pedalada: Uma volta completa na Marginal Cascavel - Serão convidadas todas as autoridades presentes para experimentar e participar ativamente da ação pedalando. O trecho é curto e plano, facilmente percorrido.
- Pedalada – Serão  10 km. Os ciclistas sairão pela Av. Castelo Branco, Av. Assis Chateaubriand, Praça Tamandaré (Parada para hidratação), Av. Assis Chateaubriand,Av. T-6, Av. T-2, Retorno para a Marginal. Duração 1:30h. Nivel iniciante (aberto a toda comunidade)
- Encerramento às 21:30h na Marginal Cascavel.

b) O Grupo PedalGoiano convida toda comunidade (principalmente, as autoridades) para experimentarem a bicicleta como meio de transporte durante o dia e a noite. Prepararemos mural simbólico de fotos as pessoas que aceitaram a proposta e fotografarem o seu meio de transporte no dia (inclusive autoridades).


Estamos finalizando outras ações durante o dia, que, assim que estiverem prontas, serão divulgadas aqui. As atividades informadas são passiveis de alteração.
Ajude a divulgar o Dia Mundial Sem Carro no seu trabalho, escola, faculdade. Vamos fazer um dia histórico na nossa Capital....Sem CARRO

Atenciosamente

Grupo Pedal Goiano.

4 comentários:

  1. Vocês estão alimentando o world car free wiki com essas iniciativas? Acho que é interessante a cidade estar listada com o que estão fazendo!
    http://editthis.info/wcd/World_Carfree_Day_2011

    ResponderExcluir
  2. boa dica Cecília, acabei de fazer isso, se quiserem complementar é só clicar em editar, nem precisa de cadastro.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pessoal, fiz uma atualização no que vocês editaram lá no http://editthis.info/wcd/World_Carfree_Day_2011.

    Faltam apenas 3 dias, precisamos de mais divulgação!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a iniciativa! Estou morando em Hamburgo, na Alemanha, uma cidade onde as ciclovias são prioridade e muito utilizadas pelos cidadãos!

    Goiânia poderia seguir o exemplo, se tivéssimos um terço das ciclovias daqui seríamos muito mais felizes!
    Parabéns pelo projeto!
    Daniella Barbosa

    ResponderExcluir