terça-feira, 20 de setembro de 2011

DIA MUNDIAL SEM CARRO - PARE PENSE E MUDE!


DIA MUNDIAL SEM CARRO - PARE PENSE E MUDE!

Topa a experiência de 1 dia sem carro? ORGANIZE-SE!
DIA MUNDIAL SEM CARRO (22.09) - Inauguração do Bicicletário do Centro Administrativo. Um grupo vai pedalando até a Praça do Cruzeiro e encontrará lá 07:30 para ir ver a inauguração, que será 8H. 
DIA MUNDIAL SEM CARRO (22.09) - O maior pedal já realizado. Juntos Pedalgoiano + Federação de Ciclismo + DETRAN e todos os grupos. Informações http://pedalgoiano.blogspot.com
Concentração, a partir das 19h na Marginal Cascavel. Eventos para toda a família, para marcar estes dia tão importante de reflexão e ação.
Haverá distribuição de camisasetas para os primeiros os 300 primeiros, mesa de frutas, água e toda estrutura . E sorteio de 3 bicicletas.
Mega estrutura. Nivel iniciante e para todas as idades. 10km. Leve a sua família e chame os amigos.





O que é #Dia Mundial Sem Carro?

No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro.
O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A idéia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

O Dia Mundial Sem Carro no Brasil

A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2004 (e em 2005 teve até visita à Câmara de Vereadores). Até 2006, essas atividades eram realizadas principalmente por iniciativa de cicloativistas e participantes da Bicicletada, com apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
As iniciativas dos ciclistas paulistanos continuaram ocorrendo em 20072008, mas desde 2007 passamos a contar com o Movimento Nossa São Paulo para engrossar o coro, realizando novas atividades e eventos e trazendo mais visibilidade para a data.
Várias outras cidades brasileiras passaram a “comemorar” a data, no mínimo com uma Bicicletada no dia 22. Em 2010, houve atividades na semana toda em vários estados. Já em 2011, algumas cidades programaram eventos para o mês inteiro, que começa a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade.
Em algumas cidades, como Joinville, ruas serão fechadas para o trânsito de automóveis e devolvidas às pessoas, ainda que temporariamente. No Rio de Janeiro, a prefeitura inovou dando transporte público gratuito para quem deixar o carro em casa.

Fonte: http://vadebike.org/dia-mundial-sem-carro/
____________________________________________________________________________

PEDAL PELA PAZ NO TRANSITO
Dia 25.09, Concentração 07:30 no Extra do Buriti Shop. Mega estrutura. Nivel iniciante e para todas as idades. 10km. Leve a sua família e chame os amigos.


4 comentários:

  1. Parabéns ao Pedal Goiano por mais esta iniciativa!
    Vamos pedalar +
    Pensar e Mudar!

    ResponderExcluir
  2. Parabems ao site e ao Blog.
    Tenho uma sugestão aos amigos, que começei a postar no meu blog. Como sou Urbanista e já utilizei ciclovias fora do Brasil resolví sugerir rotas que possam ser feitas de bike pela cidade e que poderiam se tornar ciclofiaxas e ciclovias no futuro. Meu blog tem um mapa com essas rotas, todas ainda em estudo. Aguardo sugestões e Vamos de Bike!

    http://vadebikegyn.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post e parabéns pela campanha! Continuamos assim e mais pessoas vão aderindo ao transporte limpo! Hoje vim trabalhar de bike e confesso que é muito dificil atravessar algumas avenidas! Mas nada impossível!
    A gente tem que mudar a imagem que as pessoas têm sobre a bike e transformá-la em glamour, como em Amsterdam, Berlin ou em Portland! Eu super apoio a causa! Bom Dia mundial sem carro para vcs!

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo comentário Cecilia, e passamos pelos mesmos apuros que você passou.
    Todos do @PedalGoiano hoje estão respeitando o DMSC, quem não conseguiu ir de bike, está usando o transporte público para locomoção.
    Abraços

    ResponderExcluir